30 de dezembro de 2010

Tutorial: Limpando os Vidrinhos de Esmalte

Para quem gosta de fazer misturinhas, um ítem tão essencial quanto os esmaltes é o vidrinho. E às vezes acontece de querermos fazer um verde e só termos esmaltes vermelhos para detonar. Ou então tentamos reaproveitar o restinho do esmalte que está no vidrinho e a misturinha nunca dá certo. A solução é limpar o vidrinho, e diferente do que muitas pensam, não é nada complicado, e nem faz sujeira! Super fácil e prático! De tempos em tempos eu separo uns esmaltes ruins, daqueles velhos mesmo, e limpo tudo de uma vez!

Outra coisa que costumo fazer sempre é apenas meio vidrinho de misturinha, porque sei que não vou usar todo o vidro mesmo, e assim eu não só economizo esmalte, como logo, logo tenho o vidrinho para reaproveitar outra vez. :)

Fiz umas imagens de como limpar os vidrinhos:

1 - Escolhi um esmalte vermelho beeeem velho que eu tinha aqui. Essa cor é terrível para limpar, por isso foi a escolhida. :)

2 - Primeira coisa que temos que fazer é pegar um saco plástico, desses saquinhos mesmo que trazemos da rua quando compramos alguma coisa. Pode ser um saco de supermercado, ou qualquer outro que seja relativamente pequeno pra facilitar o manuseio. Então despejamos nesse saco o esmalte que ainda estiver no vidrinho.

3 - No vidrinho já sem o excesso de esmalte, enchemos ele até a metade com acetona, daquelas baratinhas mesmo. E então sacudimos bem! Vamos ver o esmalte se soltar todo do vidro e ficar no na imagem 4.

4 - O vidrinho já com o esmalte "solto".

5 - Jogamos fora no saco plástico aquela acetona cheia de excesso de esmalte.

6 - Repetimos a operação para tirar os últimos vestígios de esmalte.


7 - Todo o esmalte restante fica na acetona.

8 - Pegamos um chumaço de algodão molhado com acetona e limpamos a entrada do vidrinho.

9 - É preciso ficar beeeem limpinho, como na imagem, porque esses restinhos, às vezes, estragam a misturinha.

10 - Agora limpamos por dentro da tampinha, que também precisa ficar bem limpinha.

11 - Primeiro limpamos o excesso com um chumaço de algodão molhado com acetona.

12 - Depois despejamos um pouquinho de acetona.


13 - Com a acetona dentro da tampinha, limpamos os detalhes usando um algodão na pontinha do palito.

14 - A tampinha já bem limpinha. Como o esmalte é vermelho, tanto a tampinha como o pincél ficam pigmentados de vermelho (em esmaltes de outras cores fortes, a mesma coisa), mas esse pigmento fixa no próprio plástico e não sai mais, e também não mancha a misturinha.

15 - Agora tiramos o rótulo frontal e traseiro, que na maioria das marcas são adesivos transparentes super fáceis de tirar.

16 - Limpamos bem o vidrinho por fora, para tirar aquelas sujeirinhas que sempre ficam, tanto de esmalte como de sujeiro pelo tempo mesmo.

17 - Agora coloca-se umas dez gotinhas de óleo de banana para guardarmos o vidrinho limpo. Sempre faço isso porque o pincél fica todo duro. Colocando o óleo de banana podemos guardar pelo tempo que quisermos e o pincél ficar sempre macio.

Agora, para estrearmos os vidrinhos limpinhos, nada como fazer uma misturinha! :)

Vou deixar aqui a receita de uma das minhas misturinhas favoritas!


Receita:

5 pontinhas de palito de sombra em pó branca com reflexos azuis (a pontinha da parte do palitinho que usamos para empurrar a cutícula);
10 gotas de óleo de banana;
1/2 vidro de Batida-de-côco da Colorama (não usem branco corretivo, porque ele "destrói" os brilhinhos. O ideal para misturinhas é o Batida-de-côco);
5 gotas de Azul da Jubby (ou qualquer azul royal aberto).

Para substituir a sombra branca (mas o melhor é mesmo fazer com ela) pode-se tentar usar 1/3 de neném da Impala. Por que acho melhor a sombra? Porque o neném deixa o esmalte com menos pigmento branco, e com um acabamento mais provável de manchar. Essa sombra custou baratinho e comprei naquelas lojas de chinês. Custou 4,99 se não me engano, e já vi dela no camelô também. É super fácil de achar, e já vi também (e comprei) com brilhinhos dourados e violetas. São MA-RA-VI-LHO-SAS para misturinhas!

Olhem o que é "pontinha do palito" à que me referi na receita:



Fotos com flash, 3 camadas e top coat da Lorrac

Fotos com luz natural, 3 camadas e top coat da Lorrac



Então é isso, meninas! Qualquer dúvida, estamos às ordens! :)

FELIZ ANO NOVO À TODAS AS ESMALTÓLODRAS! :)


8 comentários:

  1. OI qida! C=
    Ai nem imaginas como este post foi util! Há muito tempo que andava a perguntar como se limpavam os vernizes, grande tutorial! Amei! =D

    Bjoquinhasss

    Caty<3

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tutorial, faço igual você.
    Também costumo colocar acetona numa mini xícara e fico batendo o pincel lá dentro, pelo que eu me lembre não fica duro daí. E sai toda a cor do pincel ^^

    Que lindo o layout do blog, amei o topo!
    E ahazou na misturinha, gostei mesmo *_*
    Vou comprar uma sombra pra tentar (não uso sombra =/)! hehe

    =*

    ResponderExcluir
  3. Dá um trabalhinho, mas vale super a pena! rs

    ResponderExcluir
  4. oii querida tudo bom!!!!
    estou seguindo teu blog...adorei as materias!!!!

    beijão
    Mary

    http://www.esmaltetudodebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que lega, adorei essas dicas, tenho vários vidrinhos assim mas ainda não limpei nenhum!!!

    ResponderExcluir
  6. A dica da sombra para fazer misturinha é ótima!! Parabéns, Lu!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Vou guardar as dicas!

    Bjtos e feliz 2011!

    Fabi
    http://bellanefertiti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Caty, das coisas que mais me deixam feliz e me dão prazer na alma é poder ser útil para alguém, então fico mesmo muito feliz pelo seu comentário! Qualquer coisa que precisar, só dizer! :)

    GrasiGrasi, obrigada pelos elogios ao post e ao layout! São as cores favoritas da Giza, que tem um super bom gosto! Achei que foi um dos layouts com combinação de cores mais bonitas que fiz! Deu uma vida diferente à todo o visual! Ela soube escolher muito bem as cores! :)
    Eu nunca tentei limpar o pincél assim, parece bem melhor! Eu coloco o óleo de banana para conservar ele macio dentro do vidrinho pelo tempo que for. Limpar como vc disse e depois guardar com o óleo acho que fica perfeito! :)
    Eu só usava essas sombras em pó, mas depois que vi um tutorial da Ruiva lá no "Tudo por Esmaltes", passei a usar sombra comum também! Só temos que colocar top coat, porque a sombra tira um pouco do brilho! :)

    Jú, vale à pena sim! São vidrinhos que nunca achei pra vender, então temos mesmo que reaproveitá-los pras nossas criações! :)

    Mary, que linda vc aqui! :) Obrigada pela visita, linda! Adooooro vc e seu astral! :)

    Anita, eu fico triste só de lembrar a quantidade de vidrinhos que joguei fora porque não sabia limpar! Agora que aprendi, quis partilhar, porque deve ter muitas que têm os vidrinhos e não limpam! Limpa tudo, linda, e faz sua arte com as misturinhas! :)

    Vinha, minha amiga linda! Essa dica eu vi há tempos atrás num vídeo no youtube e amei! Agora à pouco tempo vi um tutorial da Ruiva ensinando a fazer com sombra comum também! Show! A Ruiva é muito craque nas misturinhas! Deixa te passar o link do tutorial dela:
    http://tudosobreesmaltes.com/2010/07/16/misturinha-com-sombra-passo-a-passo/

    Fabi, obrigada! Feliz 2011 pra vc tb! :)

    Beijos meninas e Feliz Ano Novo pra todas nós, com tudo de bom em todos os campos da nossa vida, inclusive no nosso vício pelos esmaltinhos! hehehe
    :))

    ResponderExcluir

Comenta! Sua opinião é importante pra gente.